Veja o que é dito no 22º artigo da Lei 6.538/78:
“Os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação”.
Agora que você já sabe que é responsabilidade do condomínio receber as entregas para os moradores, me diga: o que você tem feito para garantir a integridade dos objetos dos moradores?
Os moradores valorizam muito as entregas que recebem. Isso fica claro quando vemos um morador que teve sua entrega extraviada.
Uma entrega extraviada significa um prejuízo para o morador. E ele vai colocar a culpa no condomínio caso tenha um prejuízo atrelado a uma entrega que foi recebida na portaria mas não chegou até ele.
Esses problemas eram menos comuns no passado. Mas você deve ter notado que houve uma mudança nos últimos 10 anos.
O número de entregas recebidas nos condomínios vem aumentando ano após ano. Em um aplicativo de condomínios, foram recebidas mais de um milhão (1.909.568) de entregas em 2022.
Pode ser possível controlar essa entrada e saída de entregas em um condomínio pequeno. Mas e quando o condomínio tem 200, 300 unidades?
E nos condomínios de alto padrão, onde as entregas dos moradores são objetos mais valiosos? Como você garante a segurança desses objetos?
Quanto maior o condomínio, maior a quantidade de encomendas chegando na portaria e maiores as chances de problemas com entregas de moradores.
Entregas acumuladas, encomendas violadas… O que fazer com esses problemas?
A encomenda fica então lá, aguardando ser retirada pelo morador. Muitas vezes é ele que precisa entrar em contato com a portaria para saber se recebeu algo. Alguns vão falar diretamente com o síndico. Ou seja: a demanda de trabalho dos porteiros aumenta e a do síndico também.
Nessa confusão, algumas encomendas acabam sumindo. E esse pode ser o início de uma dor de cabeça grande para o síndico.
Resultado: uma encomenda perdida foi capaz de causar o maior rebuliço no condomínio.
Veja essas histórias reais de moradores que tiveram problemas no condomínio por conta de encomendas:
Renata, uma moradora de Porto Alegre, conta que no seu condomínio os registros de entregas são feitos no papel e as informações nem sempre são compartilhadas entre os três funcionários que se revezam na portaria. Certa vez, a moradora foi avisada que uma encomenda sua já tinha sido entregue, mas a tal encomenda não chegou até ela. Passaram dois dias e só então ela conseguiu localizar seu pacote.
No condomínio onde o Leandro mora, um problema de entrega virou uma dor de cabeça para o síndico. Um morador teve a sua encomenda perdida no condomínio e o síndico resolveu ressarci-lo sem passar a decisão pela assembleia. A questão foi parar na justiça e o síndico decidiu abrir mão do posto.
Resultado: uma encomenda perdida foi capaz de causar o maior rebuliço no condomínio.
E, como você pode ver, os síndicos são afetados por esses problemas. Porque os moradores veem o síndico como último responsável pelo condomínio. Em outras palavras: o que acontece de ruim no condomínio é culpa do síndico.
E o que acontece de bom, também fica a cargo do síndico? Bom, você sabe que não é tão simples assim. Na prática, o que acontece é que o síndico é culpado por tudo de ruim mas não é reconhecido por tudo de bom.
É injusto, mas essa é a realidade. E, sabendo disso, você precisa investir em soluções que permitam uma gestão mais eficiente, que reduzam os possíveis problemas que você pode enfrentar.
Com essa questão das entregas não é diferente. Um investimento nesse sentido tem a ver também com a segurança do condomínio. Com a proteção do patrimônio dos moradores.
A solução está no controle de entregas. Conheça o aplicativo que oferece esse recurso:
Sabe aquele aplicativo que registrou mais de um milhão de entregas em 2022? Ele tem nome: TownSq.
E o TownSq funciona para gerenciar o condomínio como um todo, inclusive para gerenciar as entregas que chegam na portaria.
Funciona assim:
1. A encomenda chega nas mãos do porteiro e, em questão de segundos, ele registra a entrega no aplicativo.
2. O morador recebe uma notificação no celular e por e-mail avisando que sua encomenda está aguardando na portaria.
Dessa maneira, todas as etapas da encomenda são rastreadas e registradas no aplicativo. Desde que ela chega no condomínio até ser entregue ao morador.
E o síndico e sua equipe de trabalho podem obter relatórios com os registros de entrega. Para isso, basta acessar a plataforma e baixar o relatório.
Mais de 20.000 condomínios já usam esse e os outros recursos do TownSq para uma gestão mais eficiente, transparente e segura
Mais do que gerenciar as entregas, o TownSq é a ferramenta que centraliza a gestão dos condomínios. Todas as informações para o seu trabalho ficam registradas no aplicativo.
Você pode criar um checklist com as suas tarefas e as tarefas da sua equipe. Uma lista com as manutenções periódicas para não esquecer nenhuma. O aplicativo vai te lembrar das tarefas.
Os moradores registram as demandas em um livro de ocorrências online. Dessa maneira, você consegue organizar as demandas e não precisa ficar respondendo mensagens no grupo do condomínio.
As ocorrências podem ser direcionadas para um membro da sua equipe e os moradores serão notificados durante todo o processo de resolução, ou seja, não vão precisar procurar você para saber como anda a solicitação.
O aplicativo serve também para reservar áreas comuns. O próprio morador faz a reserva usando o aplicativo, de acordo com as regras e sem chance de reserva duplicada.
Síndicos e moradores estão satisfeitos com a comunicação ágil e organizada que o TownSq proporciona:
“O aplicativo para condomínio é super completo e funciona muito bem na comunicação do dia a dia do condomínio, auxiliando o síndico e a administração.”
– Tania Dorneles – Conselheira
“O app de gestão condominial mais integrado que já conheci!! Acesso super fácil para os moradores e informações centralizadas em um único lugar”
– Ana Paula Schmiedel – Moradora
“É muito fácil e simples de usar e eficiente! É incrível para o funcionário de condomínio. Todo lugar que eu trabalho eu procuro falar pro síndico!”
– Jhony Lopes – Porteiro
“O benefício do TownSq para os condomínios de grande porte é a clareza na comunicação. A facilidade no acesso. O TownSq traz muita facilidade porque eu consigo entrar em contato com o condômino, informar para ele alguma situação que aconteceu.”
– Fabio Trois – Síndico
Prometa para mim que você não vai desperdiçar essa oportunidade de facilitar o seu trabalho
E agora que você já sabe que existe uma solução para o seu problema, você precisa tomar alguma atitude a respeito.
Você vai continuar trabalhando como antes? Vai deixar passar essa oportunidade de profissionalizar a sua gestão?
O TownSq é o aplicativo para condomínios mais eficiente e mais completo:
→ Troca de mensagens entre o síndico e os moradores. O síndico pode enviar uma mensagem para toda a comunidade por meio de uma circular. Ele também pode criar grupos para conversar com membros específicos da comunidade: conselheiros, seus funcionários, etc.
→ Autonomia para os moradores: eles reservam as áreas comuns pelo aplicativo, sem precisar do síndico ou de funcionário do condomínio.
→ Tudo digitalizado. Documentos do condomínio disponíveis de maneira digital.
→ Controle de entregas. O morador recebe uma notificação no celular na chegada da sua encomenda. E a retirada feita na portaria fica registrada de maneira segura.