Síndicos sofrem uma pressão constante para promover economia no condomínio. A economia não está indo bem. As famílias estão endividadas. Serviços como água e luz estão ficando mais caros. A inflação não para de subir.
A situação econômica não é favorável e, mesmo assim, os condôminos querem ver melhorias no condomínio. Caso contrário, fica a impressão de que o síndico não está fazendo nada. E você fica responsável por resolver esse paradoxo:
Recursos financeiros são necessários para promover melhorias no condomínio e agradar os condôminos. E para obter recursos, é preciso cobrar mais dos condôminos, algo que eles não querem de jeito nenhum.
A percepção da maioria dos síndicos é de que é impossível promover melhorias no condomínio sem aumentar a arrecadação. Se o condomínio não tem dinheiro e precisa de recursos para promover melhorias, de onde virá esse dinheiro?
Aumentar a taxa condominial ou promover uma cobrança de taxa extra está completamente fora de cogitação. O que um síndico pode fazer nessa situação?
A única solução é economizar. Mas economizar onde? Aposto que você já cortou os gastos que poderia cortar. Aposto que a gestão do seu condomínio já está bastante enxuta.
E eu não estou aqui para falar aquilo que você já sabe. O que eu tenho para te oferecer como solução é algo que nem todos os síndicos sabem. Aposto que você também não sabe. E, por não saber, você não foi capaz de aproveitar todo o potencial de economia que isso oferece.
Mas qual segredo é esse? Qual é o gasto que você pode reduzir para investir em melhorias no condomínio?
O segredo para a economia no seu condomínio está nas taxas cobradas pela administradora. Sabe do que eu estou falando?
Seu condomínio é cobrado mensalmente pelos serviços oferecidos pela administradora. Emissão de boleto, pagamento de contas, assessoria ao condomínio… esses e outros serviços tem um preço e o condomínio paga por isso todo o mês.
Você vai concordar comigo que esses serviços são essenciais para o funcionamento do condomínio, certo? Não é atoa que a grande maioria dos condomínios recebe o auxílio de uma administradora.
Talvez seja possível pagar menos pelos serviços da administradora e aumentar a eficiência
Estou aqui para te dizer que: sim, é possível economizar naquilo que é pago para a administradora. E esse é o grande segredo que permite economizar os recursos do condomínio e usar o resultado dessa economia em investimentos para o condomínio.
Precisamos deixar claro que não são todas as administradoras que adotam esse tipo de prática. A grande maioria das administradoras são empresas sérias que têm o interesse do condomínio em mente.
Mas uma administradora cobrando taxas desnecessárias é suficiente para causar um estrago financeiro no condomínio. Por isso, você precisa estar atento e se certificar de que a administradora do seu condomínio é a melhor opção disponível.
Você quer um exemplo concreto de que é possível usar a economia no gasto em administração em benefício do condomínio?
Há dois anos, Marcílio Acosta era morador do Edifício São José quando participou de uma assembleia. Na reunião, ele e os outros condôminos ficaram sabendo que seria necessário aumentar o valor da taxa condominial. O motivo? O caixa do condomínio estava negativo.
Marcílio, como todo condômino, não gostou nada da notícia. Ele foi verificar se o valor que estava sendo cobrado à época não seria suficiente para manter o condomínio funcionando.
Foi então que ele fez uma descoberta incrível que me deixou surpreso e vai chocar você também:
Na verdade, a taxa condominial naquele momento estava acima do necessário.
Isso mesmo que você leu: o condomínio poderia estar cobrando menos na taxa condominial. O valor arrecadado era mais que o suficiente para manter o condomínio.
Foi então que Marcílio se candidatou ao cargo de síndico e, uma vez eleito, começou a colocar as contas do condomínio em dia.
Ele viu que seria necessário economizar nos gastos com administração para promover as melhorias que os condôminos esperavam.
Marcílio saiu em busca de uma nova solução para a administração do condomínio. Uma opção mais eficiente, mais segura e mais econômica. Uma opção sem cobrança de taxas desnecessárias.
Essa opção existe, e Marcílio encontrou uma solução que já era usada por mais de 20.000 condomínios.
“Dentre todas as opções que eu tinha no mercado, o TownSq foi o mais vantajoso para nós. Supriu tanto na questão de custo, quanto na usabilidade do aplicativo. Para mim, como síndico, a parte da gestão, da administração também.”
E o melhor ainda estava por vir: o TownSq representou uma economia de 75% no gasto do condomínio do Marcílio com administração. O condomínio passou a ser gerido com o auxílio de uma ferramenta mais eficiente e mais econômica.
Marcílio não perdeu nenhum dos benefícios de receber ajuda na administração do condomínio. Pelo contrário: a administração pelo TownSq é mais eficiente, segura e econômica.
Marcílio tem na palma da mão todas as informações financeiras do condomínio. Ele sabe exatamente quanto o condomínio tem em caixa, não precisa ligar ou mandar mensagem para ninguém.
As contas são pagas na data certa e ele pode acessar os comprovantes sem dificuldade. Marcílio sabe também qual é a taxa de inadimplência, quem são os moradores inadimplentes e, com essas informações, pode tomar as providências necessárias para diminuir a inadimplência no condomínio.
“Optar pela TownSq foi o principal fator para essa melhoria. Era a ferramenta que mais se adequava, muito simples e sem complexidade nenhuma. Então, com um aplicativo bom, uma gestão que toda a parte do TownSq também possui e o custo, não teve como concorrer com as demais.”
O TownSq não é como os outros aplicativos e administradoras por aí. É uma solução completa para o condomínio, uma solução que agrada síndicos e moradores.
Com o TownSq, o síndico e os moradores têm acesso a um aplicativo que torna a comunicação e a vida em condomínio muito mais fácil.
O grupo de WhatsApp deixa de ser o lugar de reclamações e discussões. Os moradores passam a registrar suas demandas no aplicativo e o síndico tem acesso à elas. Pode inclusive encaminhar para zelador, porteiro, ou outro membro da equipe responsável pela solução.
Reserva das áreas de lazer de maneira automática, avisos sobre as encomendas e autorização para a entrada de visitantes: são alguns dos benefícios que os moradores têm acesso com o TownSq.
O TownSq se tornou o aplicativo de condomínios no mundo porque investiu em transparência. Sabemos que síndicos como você buscam transparência na administração. O Marcílio também buscava isso e encontrou no TownSq:
“A questão principal pra mim como síndico é a transparência. E no TownSq o síndico não fica com nenhuma dúvida sobre como está sendo gasto o dinheiro. É 100% transparente.”
E antes que você pergunte, eu já respondo: o TownSq é muito bem aceito pelos moradores. Porque, assim como você, eles também querem viver em um condomínio que funcione. Querem viver em um condomínio seguro e aproveitar a estrutura da comunidade sem ter que pagar cada vez mais na taxa condominial.
Veja o que o síndico Marcílio tem a dizer sobre a opinião dos moradores:
“Um ano depois, todos os condôminos estão satisfeitos com a administradora. O condomínio economizou deixando de pagar décimo terceiro, e-social uma série de outras taxas cobradas anteriormente.”
Já pensou chegar na próxima reunião de assembleia e avisar os condôminos que você conseguiu reduzir o gasto do condomínio em administração e poderá realizar uma série de melhorias no condomínio sem precisar aumentar a taxa condominial ou emitir uma cobrança extra?
Aquelas reformas que os condôminos tanto querem, o investimento necessário para aumentar a segurança, colocar as manutenções em dia.
Tudo é possível quando o condomínio tem dinheiro em caixa. E o TownSq permite que o condomínio economize e aproveite os benefícios de uma administração mais eficiente.
Veja como ficou o condomínio do Marcílio depois da chegada do TownSq:
• Os gastos com administração foram reduzidos
• O valor da taxa condominial foi mantido
• Investimentos em segurança e estrutura foram realizados
O TownSq permitiu economizar e o resultado dessa economia foi investido em melhorias para a comunidade. Veja só algumas das melhorias promovidas pelo Marcílio:
• Regularização das manutenções periódicas: caixa d’água, caixa de gordura e elevadores;
• Troca das luminárias comuns por luzes LED
• Manutenção nas luzes de emergência
• Instalação de cerca elétrica
• Espaço lounge para os moradores
• Melhorias em pintura e iluminação
Mais importante do que aconteceu no condomínio do Marcílio é o que vai acontecer no seu condomínio assim que você adotar o TownSq.
Uma administração mais transparente, segura, eficiente e econômica. Mais dinheiro para o condomínio investir em melhorias, em segurança e em estrutura. Condôminos satisfeitos com o trabalho do síndico. Mais eficiência e menos trabalho na gestão do condomínio.
Um aplicativo com recursos para uma gestão centralizada, que permite organizar o trabalho do síndico e permitir que os moradores aproveitem toda a estrutura do condomínio, incluindo portaria e áreas de lazer.
Agora que você já sabe que é possível economizar e melhorar o condomínio sem cobrar um centavo a mais dos condôminos, convido você a conhecer em detalhes o TownSq clicando no botão abaixo.