A Lei 6.538/78 diz, no seu 22º artigo:
“Os responsáveis pelos edifícios, sejam os administradores, os gerentes, os porteiros, zeladores ou empregados são credenciados a receber objetos de correspondência endereçados a qualquer de suas unidades, respondendo pelo seu extravio ou violação”.
Agora que você já sabe que é responsabilidade do condomínio receber as entregas para os moradores, me diga: quantas encomendas o porteiro está recebendo no seu condomínio diariamente?
Você deve ter notado que a quantidade de entregas nos condomínios aumentou. Estamos comprando mais coisas pela internet e coisas mais valiosas. E, se você já comprou algo via comércio eletrônico, consegue entender a ansiedade de quem não vê a hora de abrir o pacote. Isso significa que todo condomínio, principalmente aqueles com mais de 100 unidades, precisam investir na sua gestão de entregas.
Só um porteiro ajudando a organizar as encomendas no condomínio já não é mais o suficiente. Lembrando que a responsabilidade de toda a gestão do condomínio recai sobre o síndico.

Entregas acumuladas, encomendas violadas… O que fazer com esses problemas?
Os problemas mais comuns relatados por síndicos tem a ver com o acúmulo de encomendas na portaria e a cobrança que eles recebem de moradores em busca de suas entregas.
Porteiros, responsáveis por receberem as entregas do condomínio, costumam deixar as caixas onde houver espaço no condomínio. Esse lugar costuma ser a própria guarita onde os moradores trabalham ou um quartinho no condomínio.
A encomenda fica então lá, aguardando ser retirada pelo morador. Muitas vezes é ele que precisa entrar em contato com a portaria para saber se recebeu algo. Alguns vão falar diretamente com o síndico. Ou seja: a demanda de trabalho dos porteiros aumenta e a do síndico também.
Nessa confusão, algumas encomendas acabam sumindo. E esse pode ser o início de uma dor de cabeça grande para o síndico.
Resultado: uma encomenda perdida foi capaz de causar o maior rebuliço no condomínio.
Encomendas perdidas e moradores insatisfeitos: você já sabe o que a lei diz.
Aqui compartilhamos com você algumas histórias reais de moradores que tiveram problemas no condomínio por conta de encomendas:
Renata, uma moradora de Porto Alegre, conta que no seu condomínio os registros de entregas são feitos no papel e as informações nem sempre são compartilhadas entre os três funcionários que se revezam na portaria. Certa vez, a moradora foi avisada que uma encomenda sua já tinha sido entregue, mas a tal encomenda não chegou até ela. Passaram dois dias e só então ela conseguiu localizar seu pacote.
No condomínio onde o Leandro mora, um problema de entrega virou uma dor de cabeça para o síndico. Um morador teve a sua encomenda perdida no condomínio e o síndico resolveu ressarci-lo sem passar a decisão pela assembleia. A questão foi parar na justiça e o síndico decidiu abrir mão do posto.
Resultado: uma encomenda perdida foi capaz de causar o maior rebuliço no condomínio.

Os síndicos pediram e a solução para o controle de entregas já existe
Essa solução é divida em duas partes e uma parte não funciona sem a outra.
A primeira parte é você, síndico ou síndica!
Qualquer problema no condomínio só será resolvido se houver um síndico ou uma síndica competentes no cargo. Se você está lendo isso e está preocupado em melhorar a experiência de moradores com suas entregas eu tenho certeza que estamos diante de um síndico ou síndica competentes.
A segunda parte é um aplicativo chamado TownSq.
Assim como outros aplicativos que você usa diariamente, o TownSq é uma solução digital simples que auxilia na gestão das entregas que chegam ao condomínio.
A encomenda chega nas mãos do porteiro e, em questão de segundos, ele registra a entrega no aplicativo e o morador recebe uma notificação no celular e por e-mail avisando que sua encomenda está aguardando na portaria.
Gestão de Entregas no TownSq

O TownSq permite uma gestão de entregas inteligente no condomínio porque soluciona os problemas mais comuns:
PROBLEMA NO CONDOMÍNIO | SOLUÇÃO NO TOWNSQ |
Entregas acumuladas na portaria: moradores esquecem de retirar suas encomendas. | Porteiro envia uma notificação para o morador, lembrando que ele deve retirar sua encomenda na portaria. |
Encomendas extraviadas: a transportadora diz que entregou o pacote mas o morador não recebeu. | Porteiro e síndico conseguem acessar todos os registros de encomendas que chegaram ao condomínio. |
O porteiro está sobrecarregado com a grande quantidade de entregas que chegam diariamente ao condomínio. | O registro das encomendas no aplicativo leva alguns segundos e o morador é notificado imediatamente. |
Condomínios com grande volume de entregas são aqueles que mais se beneficiam com o TownSq
Nossa experiência mostra que esses condomínios grandes costumam ser aqueles que mais sofrem com esse problema de encomendas acumuladas. E o TownSq é o aplicativo de condomínios ideal porque consegue centralizar todas as informações do condomínio, incluindo as entregas.
Estamos falando de um aplicativo fácil de usar, com inúmeros recursos usados por síndicos e moradores. Só para você ter uma ideia, o recurso de gestão de entregas do aplicativo foi usado mais 1 milhão de vezes por condomínios brasileiros em 2021.
Os porteiros também podem usar o aplicativo e acessar o TownSq pelo celular ou pelo computador. E a nossa equipe de suporte está disponível para orientar o síndico e oferecer toda a ajuda necessária para treinar a equipe do condomínio.
Entendeu por que tantos síndicos escolheram o TownSq?
Simples: porque o aplicativo torna o trabalho deles mais ágil e mais inteligente.
→ Troca de mensagens entre o síndico e os moradores. O síndico pode enviar uma mensagem para toda a comunidade por meio de uma circular. Ele também pode criar grupos privados com membros específicos da comunidade: conselheiros, seus funcionários, etc.
→ Autonomia para os moradores: eles reservam as áreas comuns pelo aplicativo, sem precisar do síndico ou de funcionário do condomínio.
→ Tudo digitalizado. Documentos do condomínio disponíveis de maneira digital.
→ Controle de entregas. O morador recebe uma notificação no celular na chegada da sua encomenda. E a retirada feita na portaria fica registrada de maneira segura.
Clique no botão abaixo e receba uma demonstração do aplicativo. Conheça como o TownSq funciona na prática.