NOTÍCIAS SÍNDICOS

NOTÍCIAS SÍNDICOS

CapacitaçÃo

Um aplicativo pode economizar 73% do tempo de síndicos e eles estão investindo esse tempo de sobra na profissão

jan 11, 2022

Síndicos reclamam que estão sem tempo. Esse é o seu caso? A verdade é que todo mundo está sem tempo ultimamente. Mas a situação do síndico é mais grave, principalmente se ele é um síndico morador, alguém que concilia a gestão do condomínio com outra profissão.

As tarefas são inúmeras e nunca param de chegar. Cada novo dia é uma nova situação para resolver, um novo recado para enviar ao porteiro, uma nova reclamação do morador para responder.

Difícil encontrar um síndico com tempo sobrando. E esse tempo usado na gestão do condomínio faz falta na vida do síndico: menos tempo com a família, menos tempo para o esporte, para o lazer. É menos tempo também para investir na profissão.

O síndico sem tempo se tornou refém da própria realidade

Alguns síndicos moradores veem futuro na profissão, mas por enquanto eles não podem largar seu trabalho de 8 horas diárias porque a função de síndico não paga o mesmo. A profissão de síndico de um condomínio ainda não é rentável. A solução seria captar mais condomínios. Mas como o síndico pode se dedicar a isso se não tem tempo? Como ele vai se preparar para assumir mais responsabilidades em novos condomínios se ele mal consegue responder as demandas que existem hoje?

E mais: para ser eleito em um novo condomínio e tornar a profissão viável, o síndico precisa convencer condôminos de que a sua gestão será positiva para a comunidade. Mas o que ele pode mostrar de resultado do seu trabalho anterior quando não sobra tempo para pensar em estratégias, para se dedicar à melhoria do condomínio?

Mais tempo lidando com tarefas do condomínio significa menos tempo para sua carreira

A saída para tornar a profissão lucrativa definitivamente não é “largar tudo e investir cada centavo na carreira de síndico”. Estamos falando de síndicos: pais ou mães de família que precisam manter uma renda mensal fixa.

A solução tem a ver com o problema: o tempo. Estamos em 2022 e já é possível gastar menos tempo com tarefas de gestão. O síndico pode ganhar tempo assim, usando a tecnologia no seu trabalho.

A tecnologia economiza seu tempo porque realiza várias tarefas em milésimos de segundos

Vamos entender como é possível um síndico gerir vários condomínios ao mesmo tempo e o que a tecnologia tem a ver com isso? Convido você a acompanhar, durante um dia, a vida de dois síndicos: o João e o Pedro.

João: o síndico que não tinha tempo

O João é síndico em um condomínio de 110 casas. Ele vive em uma dessas unidades e trabalha 8 horas por dia em um escritório. 

Ele acorda cedo e logo de cara já recebe uma mensagem de um morador. Durante o dia ele lembra que vai precisar passar orientações para zelador e porteiro quando voltar para casa. 

Não são nem dez horas e mais uma tarefa surge: ele precisa mandar um aviso a todos os moradores. 

Depois do almoço o João continua recebendo demandas de moradores e prestadores de serviço, sem parar. Algumas só ele pode resolver. Em outros casos, o zelador poderia receber a demanda. Mas, por enquanto, ele precisa resolver tudo. Ele precisa também entrar em contato com a administradora pra saber quem é o morador de uma das unidades. 

O expediente encerra e João volta pra casa para a sua segunda jornada. E antes que o dia acabe ele recebe uma última demanda: um morador que quer saber as regras para o uso do salão de festas. 

Já é quase meia noite quando o João encosta a cabeça no travesseiro sabendo que o dia seguinte não será muito diferente.  

E enquanto o João passava por um dia na vida de síndico, do outro lado da cidade estava o nosso outro síndico. 

Pedro: o síndico com tempo de sobra

O Pedro também é um síndico morador responsável por uma comunidade de 110 apartamentos enquanto trabalha 8 horas por dia em um escritório. As tarefas de síndico que o Pedro realiza neste dia são as mesmas do João. A diferença é que o Pedro usa uma tecnologia que ajuda ele a gerir o condomínio. 

Por isso o Pedro não precisa ligar para a administradora: ele tem a lista dos habitantes de cada unidade no aplicativo. Ele também não precisa receber todas as demandas dos moradores, porque algumas são enviadas diretamente para o zelador, também pelo aplicativo. 

As regras para o uso do salão de festas podem ser acessadas pelo morador a qualquer momento e o Pedro nem fica sabendo disso. Ele está preocupado em passar orientações claras para o zelador e o porteiro. Pra isso ele também faz uso da tecnologia, criando tarefas pelo aplicativo que serão enviadas para os colaboradores. 

Ele não precisa imprimir o seu aviso e colar no mural ou passar de porta em porta deixando o aviso com o morador. Ele leva poucos minutos para criar e enviar o aviso a todos os moradores.

O tempo economizado pela tecnologia pode ser visto em números:

O Pedro leva 26 minutos para realizar 8 tarefas, enquanto o João precisa de 96 minutos para concluir as mesmas demandas.

Isso significa:

Economia de tempo de 73% para o síndico Pedro

O síndico Pedro trabalha 12 dias a menos por ano em comparação com o síndico João: 12 dias a mais de férias

E esse é só o começo:

O cálculo foi feito baseado em algumas tarefas que o síndico costuma desenvolver em um dia normal. Mas a gente sabe que as funções e a quantidade de demandas do síndico é maior. Mas a tecnologia, que economiza tempo, permanece a mesma.

E o que fazer com esse tempo de sobra? Você pode investir na família, na sua saúde. Também pode investir na carreira de síndico. Não só captando mais condomínios, mas também dedicando esse tempo para pensar em estratégias que vão melhorar a vida dos moradores, que vão economizar o dinheiro da comunidade. É assim que um síndico como o Pedro consegue viver somente dessa profissão, atuando em mais de um condomínio.

Síndicos estão ganhando tempo e investindo na carreira

Você provavelmente já ouviu histórias de síndicos com 10, 20, 30 condomínios. Talvez você se pergunte: “como é que esses síndicos conseguem cuidar de tantos condomínios ao mesmo tempo?”. Isso porque os condomínios não são muito diferentes. As reclamações por causa do barulho, as cobranças feitas ao síndico, elas existem na maioria das comunidades. 

Se você mal consegue tempo para resolver essas demandas, como é que outros síndicos não só conseguem como fazem isso em dezenas de condomínios?

A resposta é, mais uma vez, a tecnologia. E esses três síndicos são a prova disso:

Fábio Becker, Porto Alegre-RS

Hoje o Fábio é responsável pela gestão de 29 condomínios com a empresa dele. Mas ele começou como síndico morador, cuidando só de um. E como é que ele deu esse salto, de um pra 29?

Isso tem a ver com o investimento que o Fábio fez em profissionalização, na qualidade dele como pessoa e profissional, e também na escolha que ele fez lá no começo: adotar um aplicativo para condomínios.

Quando eu assumo o condomínio, onde eu tenho 400 pessoas que quando tem algum problema vão lá na portaria e registram, escrevem em um livro lá. Foi a primeira coisa que bateu na nossa cabeça: “não tem como você fazer a gestão de uma movimentação financeira de 2 milhões e meio, 3 milhões, com as pessoas escrevendo em um livro na portaria.” […] “Tem que ter um software que faça isso”  

O Fábio estava certo. Existia sim um software e ele usa essa tecnologia até hoje. 

Estamos falando do TownSq, o maior aplicativo para condomínios do mundo, usando em mais de 14 mil comunidades no Brasil, Estados Unidos, México e Canadá.

O TownSq se diferencia dos demais [aplicativos]. Pra mim é o sinônimo da gestão digital de condomínios. […] É a nossa ferramenta de trabalho. A gente não tem outra ferramenta. Em alguns condomínios eu uso praticamente todos os recursos que o software tem a oferecer.

O Fábio usa o TownSq pelo tempo que ele ganha. E isso é possível não só porque a tecnologia deixa as tarefas mais rápidas, mas também porque o síndico não precisa fazer tudo. Algumas tarefas os colaboradores do condomínio e até os próprios moradores podem realizar por meio do aplicativo.

Chegou uma entrega: [o morador] recebe ali. Vai ter uma assembleia: [o morador] recebe a informação ali. Daqui a pouco eu quero saber a opinião dele: eu faço uma enquete, ele dá dois cliques e eu já me dá a opinião dele.

Alessandra Alves, Sorocaba-SP

Assim como o Fábio e tantos outros, a Alessandra começou gerindo o condomínio onde mora. Muitos querem crescer na profissão mas acabam ficando somente onde moram, entre outros motivos porque falta tempo. Mas a Alessandra conseguiu 4 novos condomínios em três meses. E essas comunidades têm à disposição todas as funcionalidades do aplicativo TownSq.

E uma das coisas que eu gostei bastante é em relação a ocorrência, chamados. Então, assim, fica tudo mais rápido. Hoje é assim: os condomínios onde eu já cheguei eu já implantei o aplicativo. E [os moradores] gostam porque eles passam, tiram foto de uma lâmpada queimada, já cai pro zelador. O zelador já vai, já arruma. Então essa agilidade de tecnologia e comunicação faz um diferencial.

Bruno Luize, São Paulo – SP

O Bruno, hoje gerindo 6 condomínios, reconhece a importância do aplicativo no trabalho dele desde o começo:

[O TownSq] desde o começo foi fundamental. Eu não tenho uma reclamação [do TownSq]. Porque as pessoas enxergam de modo positivo. A ferramenta agrega valor para a condução das atividades do condomínio. Traz transparência, traz rapidez, agilidade na comunicação. Eu falo pra você que claramente, que o TownSq, no nosso condomínio, ele veio pra agregar. As pessoas não me chamam mais no WhatsApp. Apesar de elas terem, elas não me chamam.

Agora que você ganhou tempo, invista ele como quiser

O Fábio, a Alessandra, o Bruno e tantos outros são a prova de que é possível sim trabalhar como síndico em mais de um condomínio. O cargo de síndico não é um hobby. É uma profissão que exige preparação e competência. E quem promove uma boa gestão como síndico pode e deve exigir uma remuneração adequada.

Mas pra isso você vai precisar de tempo. Por isso o TownSq, o melhor aplicativo de condomínios do mundo, é um investimento na sua carreira e na qualidade de vida dos moradores.

Lembre-se que você não precisa ser um especialista em tecnologia para utilizar o aplicativo no seu trabalho. O TownSq foi pensado para todo tipo de condomínio: grande, pequeno, com muitas ou poucas dependências, condomínios horizontais e verticais. Os benefícios existem para o síndico e para os moradores.

APLICATIVO PARA CONDOMÍNIOS: MAIS TEMPO PARA O SÍNDICO E MORADORES SATISFEITOS

  • Troca de mensagens entre síndico e morador. Envio de avisos para toda a comunidade.
  • Livro de ocorrências online. As demandas dos moradores podem ser enviadas diretamente para o zelador.
  • Os moradores reservam as áreas de lazer sozinhos, de acordo com as regras.
  • Moradores criam no app autorizações de visitantes para liberação na portaria;
  • Gerenciamento das atividades do síndico e dos funcionários.

Mais Lidos