NOTÍCIAS SÍNDICOS

NOTÍCIAS SÍNDICOS

Cominicação no Condominio

Moradores agredidos, processos judiciais e discussões no grupo de mensagens. O que você precisa fazer para evitar conflitos no condomínio?

Conheça o aplicativo que promete resolver o problema…

jul 6, 2022

Casos de violência e conflitos nos condomínios são cada vez mais frequentes. Você certamente acompanhou a história do síndico no Distrito Federal que levou um soco de um morador durante discussão sobre um equipamento da academia. E esse não foi o único caso de polícia recente em condomínios.

Em São Paulo, um visitante agrediu um morador por causa de uma vaga na garagem. Em outro condomínio paulista, uma moradora recebeu uma carta com ameaças a seu pet. Em um condomínio de Goiás, foi o síndico que sofreu uma agressão quando tentou encerrar uma festa. Um morador foi flagrado atirando para o alto. E no Recife, uma imagem de Nossa Senhora colocada na entrada de um condomínio gerou um processo judicial para uma moradora e para a síndica, cobrando R$ 15 mil em danos morais.

Uma série de fatores estão por trás de casos como esses. Chama a atenção que eles ficaram mais frequentes desde o início da pandemia. Houve um aumento de 400% de condomínios à procura de conciliações para conflitos, segundo um serviço de conciliação. E os seis problemas mais comuns são velhos conhecidos dos síndicos: som alto, barulho de construção, aluguel temporário, vaga de garagem e o grupo de WhatsApp do condomínio.

E a responsabilidade de manter a harmonia no ambiente condominial recai sobre o síndico. Tempos de emoções a flor da pele exigem iniciativas que aproximem os moradores e permitam que eles participem ativamente da gestão.


Os moradores querem ser ouvidos pela gestão

Opinar sobre o futuro da comunidade somente na reunião de assembleia parece não ser o suficiente para estabelecer a harmonia na comunidade. E o grupo do WhatsApp também não é o ambiente ideal para discussões. 

O grupo de mensagens do condomínio pode servir para muita coisa, mas não é o lugar para reclamações

O síndico que participa de um grupo de mensagens do condomínio sabe que esse não é o lugar para discussões importantes. O grupo acaba sendo monopolizado por reclamações que prejudicam a imagem do síndico. A dinâmica costuma ser essa: uma reclamação incentiva outra reclamação e nunca saímos desse ciclo.

Estabelecer a harmonia no condomínio não é fácil, ainda mais se o síndico está sozinho nessa tarefa. Por isso, o primeiro passo em busca de um condomínio mais saudável é adotar uma ferramenta que permita ouvir os moradores e promover uma gestão transparente.


Esse aplicativo pode ajudar a evitar conflitos no condomínio e estabelecer a harmonia que o condomínio tanto precisa

O TownSq é a ferramenta escolhida por síndicos em mais de 20 mil condomínios. É um aplicativo de comunicação e gestão que torna o trabalho do síndico mais fácil e aproxima os moradores.


Livro de ocorrências online substitui o grupo do condomínio na tarefa de receber as demandas e solicitações dos moradores

Quando o morador quiser abrir uma demanda ou fazer uma reclamação para o síndico, ele registra no livro de ocorrências online, ao invés de usar o grupo do condomínio. O morador abre um chamado e as informações ficam registradas. 

A comunicação entre síndico e morador é privada, ou seja: os outros moradores não vão saber da situação, ao contrário do que acontece no grupo do condomínio. Isso protege o síndico e a comunidade. Torna o ambiente muito mais saudável e harmônico.

O morador é notificado durante o processo de resolução da demanda. Assim, ele não precisa procurar o síndico para saber qual é a situação da sua demanda. E essa demanda não precisa ficar necessariamente com o síndico: pode ser indicada diretamente ao zelador ou outro membro da equipe.


Enquetes permitem verificar a opinião dos moradores

Essa é uma ótima maneira de mostrar que você se preocupa com a opinião dos moradores e incentivar a participação da comunidade nas decisões. Uma vez finalizada a enquete, você pode verificar quem votou em qual opção. O resultado da enquete vai oferecer informações valiosas para a sua gestão.

TownSq é o aplicativo de gestão e comunicação completo para o condomínio. Permite centralizar o trabalho do síndico e atender os moradores.

  • As demandas dos moradores são registradas no livro de ocorrências online. As informações ficam disponíveis para o síndico e sua equipe e o morador é notificado durante a resolução.
  • Moradores podem reservar as áreas de lazer do condomínio diretamente pelo aplicativo, reservas validadas pelo sistema de acordo com as regras.
  • O síndico mantém a comunidade informada enviando uma circular em segundos.
  • Moradores autorizam a entrada de visitantes e prestadores de serviços em segundos.
  • As entregas recebidas na portaria são registradas e os moradores notificados diretamente no celular.
  • Notificações no celular e por email para circulares recebidas, andamento dos chamados, autorizações na portaria, reservas e mais. Moradores sempre informados.

Mais Lidos