NOTÍCIAS SÍNDICOS

NOTÍCIAS SÍNDICOS

Finanças no Condominio

LEIA NA ÍNTEGRA: Síndico publica carta aberta compartilhando sua nova realidade com uma solução de gestão completa

abr 19, 2023

Carta aberta à síndicos e síndicas do Brasil, 

Caros colegas de profissão, compartilho esse depoimento pessoal com vocês na esperança de oferecer uma saída para a aflição que observo em muitos. 

Converso com síndicos e síndicas diariamente e recebo reclamações das mais diversas e com as quais você certamente vai se identificar: 

Briga entre vizinhos, moradores que escolheram não colaborar com a gestão, falta de profissionalismo da equipe, falta de dinheiro em caixa… 

Como dizia minha mãe: o endereço muda, mas os problemas não. E é interessante observar que os problemas costumam ser os mesmos em condomínios de tamanhos diferentes. 

Meu condomínio tem 42 unidades. Um condomínio grande para os padrões do nosso bairro, mas sei que existem condomínios maiores na cidade.  

Alguns dos problemas que eu enfrento em meu condomínio eu imagino que são observados também em um condomínio com 100, 200 ou 300 unidades. 

E, independentemente do tamanho do condomínio, as unidades inseridas naquela estrutura são mais que um número em uma planilha ou uma porta em um corredor.  

Se trata do bem mais preciso, do lar de milhares de famílias. 

E o nosso trabalho como gestão do condomínio é manter a estrutura que abriga o lar dessas famílias, de maneira a valorizar e cuidar desses bens. 

Cuidar do condomínio significa realizar uma série de tarefas que nós sozinhos não conseguiríamos. 

A gestão do condomínio precisa emitir a cobrança condominial de cada unidade. Precisa emitir multas para quem comete infrações. Precisa manter as manutenções em dia. Precisa manter a limpeza em dia. Precisa permitir a entrada e saída de moradores e visitantes garantindo a segurança. Precisa garantir a segurança também dos recursos financeiros da comunidade. 

E o que nós, síndicos e síndicas, podemos fazer para garantir que esses serviços sejam realizados? Nós pedimos ajuda: 

Assim como o diretor de uma empresa precisa contratar um serviço de contabilidade para cuidar da gestão financeira do condomínio, ou um serviço de recrutamento para selecionar os colaboradores. 

Eu mesmo, nesses cinco anos trabalhando como síndico, já confiei parte da administração do meu condomínio a diferentes soluções. 

E nem todas as experiências foram positivas… 

Mas, em vez de perder tempo falando sobre o que não deu certo, eu quero compartilhar com você aquilo que funcionou para mim e imagino que vá funcionar para você também. 

Parece incrível o que eu vou te contar agora, mas é a mais pura verdade: 

A administração do meu condomínio hoje funciona como um relógio suíço: cada engrenagem trabalhando em harmonia, contribuindo para o funcionamento de algo maior. 

O exemplo que eu sempre costumo dar é o da prestação de contas… 

Antes, era difícil receber as informações necessárias para prestar contas à comunidade. O processo envolvia muitas ligações, tempo de espera e dinheiro do condomínio pago pelas cópias e pelo transporte dos documentos. 

Sem falar no tempo perdido preenchendo uma planilha de excel para organizar todas as informações. 

Agora, eu abro uma plataforma no meu celular ou no computador e faço download da planilha da prestação de contas em segundos. Não preciso verificar gasto por gasto porque as contas do condomínio já estão disponíveis na plataforma. 

O relatório de prestação de contas é gerado pelas informações de arrecadação e despesas que estão disponíveis na plataforma. 

Ou seja: a plataforma faz o trabalho de obter e organizar as informações. E tudo o que eu preciso fazer é baixar a planilha e aparesentar na assembleia. 

E essa facilidade que plataforma oferece não funciona somente para mim: os moradores também estão satisfeitos com a solução que adotamos. 

Porque, agora, eles conseguem acessar a segunda via do boleto sem precisar entrar em contato comigo. Eles mesmos procuram a plataforma e solicitam a segunda via, que chega no celular e também por email. 

O condomínio está com mais dinheiro em caixa graças a esse serviço de administração… 

Eu poderia dizer que esse dinheiro que temos sobrando foi resultado da meu trabalho de gestão, mas a verdade é que eu estou tão ocupado conciliando minha outra profissão com o trabalho de síndico que mal consigo cuidar desses detalhes. 

Por sorte, a solução que adotamos permite cuidar a inadimplência de perto e cobra um preço menor por todos os serviços oferecidos. 

Agora eu sei exatamente quem está com a taxa condominial atrasada e quanto está devendo ao condomínio. Não preciso mais fazer ligações e esperar para saber quem está nessa situação. Eu abro a plataforma e, depois de alguns cliques, já sei quem são os inadimplentes e posso entrar em contato com eles. 

O boleto do condomínio chega no celular e no email dos moradores e o pagamento acontece mais rapidamente. 

Antes, faltava dinheiro. Agora, sobra dinheiro. E com esses recursos eu consigo fazer investimentos que vão entregar aquilo que motivou a minha eleição, o maior desejo de todos os condôminos: a valorização do seu patrimônio. 

Reformamos o hall de entrada do condomínio, colocamos todas as manutenções em dia, instalamos portaria virtual e equipamentos de segurança no condomínio. 

Eu perguntei para um amigo corretor de imóveis e ele foi categórico em dizer que cada imóvel do condomínio foi valorizado em cerca de R$ 50.000,00 depois desses investimentos. 

Antes, eu recebia insatisfação e reclamação dos moradores. Eu evitava ficar andando pelo condomínio porque sabia que, em algum momento, ia aparecer algum moradores irritado, reclamando de alguma coisa que eu não poderia resolver.  

A impressão que ficava para os moradores era que eu não conseguia resolver nada. Eles não entendiam que algumas problemas estavam fora do meu alcance. 

Mas você sabe que não é nada fácil explicar para os moradores como as coisas funcionam. Eu, como morador, também ficava indigando com alguns problemas que pareciam sem solução. 

E eu digo “pareciam sem solução” porque existia uma solução… é a solução que eu encontrei e levei para o condomínio. E é a solução que eu vou apresentar para você agora:

O TownSq é a solução completa para condomínios de qualquer tamanho.

É a solução usada em mais de 20.000 condomínios no Brasil, Estados Unidos, Canadá e México. A plataforma centralizadora da gestão do condomínio que veio para facilitar o trabalho de síndicos e síndicas como eu e você, oferecendo diferentes tipos de soluções: 

Solução para a prestação de contas, já que você pode obter um relatório completo na plataforma em segundos. Não precisa entrar em contato com ninguém, não precisa esperar pelo envio de documentos e comprovantes.  

Solução para a inadimplência do condomínio. O síndico pode acompanhar a situação da inadimplência através de gráficos e informações diretamente na plataforma. Pode gerenciar os acordos. E o morador tem acesso à primeira e segunda vias do boleto no aplicativo e no email. 

Solução para a comunicação no condomínio. Você poderá substituir o WhatsApp pelo aplicativo TownSq como principal meio de comunicação do condomínio. Use o recurso de livro de ocorrências online para receber as demandas dos moradores de maneira privada. Compartilhe as ocorrências com membros da sua equipe capazes de resolver o problema. Envie circulares com avisos e divulgações da sua gestão para todos os moradores em segundos. 

Solução para não esquecer nenhuma manutenção e nenhuma tarefa. Cadastre tarefas suas e da sua equipe através do recurso “atividades” do aplicativo para organizar as demandas e ser lembrado das manutenções preventivas. 

TownSq é mais eficiente e transparente porque o síndico tem acesso a todas as informações financeiras do condomínio em tempo real: extrato das contas, contas pagas, valores arrecadados, etc. 

Moradores mais satisfeitos usando o aplicativo TownSq para reservar as áreas do condomínio (salão de festas, academia, etc.), autorizar a entrada de visitantes e serem avisados sobre a chegada de suas encomendas. 

Condomínios de todos os tamanhos podem se beneficiar com o TownSq. Temos aqui exemplos de síndicos de condomínios menores e condomínios maiores que conseguiram economizar e reduzir a inadimplência depois de adotar o TownSq como ferramenta para a gestão. 


Marcílio Acosta é o síndico que economizou 75% no gasto com taxas de administração usando o TownSq 

Assim que assumiu seu condomínio de 8 unidades, Marcílio adotou o TownSq e obteve uma economia de mais de 70% no gasto com taxas de administração.  

Marcílio manteve o valor da taxa condominial e usou o resultado da economia no gasto com administração para promover melhorias no condomínio: 

• Regularização das manutenções periódicas: caixa d’água, caixa de gordura e elevadores; 

• Troca das luminárias comuns por luzes LED 

• Manutenção nas luzes de emergência 

• Instalação de cerca elétrica 

 • Espaço lounge para os moradores 

• Melhorias em pintura e iluminação 

“Um ano depois, todos os condôminos estão satisfeitos com o TownSq. O condomínio economizou deixando de pagar décimo terceiro, e-social uma série de outras taxas cobradas anteriormente.” 


Mirtes Ribeiro Jr. é o síndico que adotou o TownSq e reduziu a dívida de inadimplência do condomínio em mais de 70% 

O condomínio onde o Mirtes vive estava em uma situação financeira complicada quando ele assumiu o cargo de síndico. A inadimplência era recorrente, o condomínio precisava usar recursos de um fundo para se manter e isso se refletia em uma taxa condominial mais cara. 

Foi quando o TownSq chegou no condomínio e o Mirtes aliou seu conhecimento em negociação de dívidas em empresas com os recursos da plataforma para a gestão da inadimplência. 

O resultado foi uma redução de 77,46% na dívida, um condomínio com as contas em dia e moradores satisfeitos. 

“A administração da TownSq facilitou bastante essa comunicação em relação ao tempo de resposta da obtenção da segunda via de boleto. O TownSq está me ajudando muito no dia a dia da gestão condominial.”


OFERTA EXCLUSIVA: leve o TownSq e o condomínio só começa a pagar no segundo mês 

É isso mesmo que você leu: a primeira mensalidade do TownSq é por nossa conta. O condomínio só começa a pagar no segundo mês. 

Oferecemos essa condição especial para você e outros síndicos que buscam uma gestão mais eficiente e segura porque confiamos no nosso produto. 

Você e os moradores do condomínio terão um mês para conhecer o TownSq e todos os seus benefícios sem pagar um centavo por isso. 

Essa política tem sido um sucesso até agora: todos os clientes percebem de cara os benefícios do TownSq e não querem abrir mão de uma nova realidade com menos burocracia e mais economia. 

Mas, atenção: para aproveitar essa condição especial de isenção no primeiro mês de TownSq, você precisa clicar no botão abaixo e preencher o formulário da página. 

Clique no botão abaixo para iniciar sua jornada no TownSq, recebendo a atenção que você e o seu condomínio merecem 

• Nossa equipe vai acompanhar você durante a transição entre administradoras, garantindo que todos os documentos do condomínio sejam preservados e evitando dores de cabeça 

• Síndico, moradores e colaboradores terão acesso ao TownSq para a gestão e comunicação do condomínio 

• Solucionamos as suas dúvidas e as dúvidas dos moradores diariamente via nossos canais de atendimento: telefone, email e WhatsApp 

• INSENÇÃO NO 1º MÊS: o condomínio só começa a pagar o TownSq a partir do segundo mês de uso

Mais Lidos