NOTÍCIAS SÍNDICOS

NOTÍCIAS SÍNDICOS

Finanças no Condominio

Atenção, síndico: você é responsável pela gestão financeira do condomínio, mesmo quando a administradora auxilia na sua gestão

jul 5, 2022

A administradora de condomínios é o braço direito do síndico. Você provavelmente recebe os serviços de uma administradora no seu condomínio. A administradora pode, inclusive, se encarregar de realizar por completo a gestão financeira do condomínio. Mas isso não remove a responsabilidade do síndico por garantir que todos os processos estejam acontecendo de maneira correta. Ou seja: 

Mesmo que a administradora esteja executando todas as tarefas da gestão do condomínio, a responsabilidade pelo serviço continua sendo do síndico. Se algo der errado, é você que vai responder por isso.

A ausência do monitoramento do síndico sobre a gestão financeira do condomínio pode provocar uma série de prejuízos. E alguns síndicos descobriram isso da pior maneira possível:


Erros cometidos por administradoras causam prejuízo a 20 condomínios em São Paulo

Uma administradora de São Paulo foi investigada pela polícia acusada de fraudar pelo menos 20 condomínios. A administradora encaminhava mensalmente um balancete para os condomínios, e os síndicos confiavam naquela informação. Algumas vítimas começaram a verificar também o extrato da conta do condomínio e descobriram que os valores não batiam. Resultado: os condomínios estavam acumulando um prejuízo considerável.

O crime só foi possível porque os síndicos não costumavam acompanhar o serviço. Ou seja: não assumiram seu papel corretamente.

E esse não é o único caso, infelizmente. Também em São Paulo, um dos responsáveis por uma administradora causou um prejuízo de mais de R$ 300 mil em oito condomínios. O acusado, um contador, teria feito empréstimo em nome de um condomínio, com ata de assembleia forjada e tudo.


A lei deixa claro quem é responsável pela administração do condomínio

O Código Civil, no artigo nº 1.348, fala sobre as responsabilidades do síndico. Responsabilidades que costumam se apresentar como serviços oferecidos por administradoras, como: cobrar a contribuição e eventuais multas dos condôminos, prestar contas à assembleia e elaborar a previsão orçamentária.

O segundo parágrafo desse mesmo artigo fala na possibilidade do síndico transferir seus poderes de representação e funções administrativas. Porém, essa transferência não é capaz de proteger o síndico. Ele continua sendo o último responsável pela administração do condomínio e poderá responder judicialmente pelos problemas da gestão.


Art. 1.348. Compete ao síndico:

[…]

VI – elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano;

VII – cobrar dos condôminos as suas contribuições, bem como impor e cobrar as multas devidas;

VIII – prestar contas à assembléia, anualmente e quando exigidas;

[…]

§ 2º O síndico pode transferir a outrem, total ou parcialmente, os poderes de representação ou as funções administrativas, mediante aprovação da assembleia, salvo disposição em contrário da convenção.


O síndico precisa estar atento ao serviço da administração não somente pela sua responsabilidade, mas também porque um serviço de administração ruim pode gerar uma série de outros problemas.


Se você está enfrentando esses problemas, está na hora de tomar uma atitude:

O atendimento que você recebe é capaz de resolver os seu problemas? Os pagamentos são realizados com rapidez? O prestador de serviço que trabalhou no condomínio fica semanas sem receber?

O boleto para os moradores, chega com antecedência? A administradora oferece alguma iniciativa para diminuir a inadimplência?

Você perde tempo entrando em contato com a administradora para saber quanto o condomínio tem em caixa, para receber o balancete do mês, para verificar quem são os moradores inadimplentes?

Você pode escolher mudar essa situação e adotar uma solução que permita verificar a situação financeira do condomínio a qualquer momento.

TownSq é capaz de centralizar o trabalho do síndico porque inclui uma plataforma de gestão financeira e um aplicativo de gestão e comunicação.


O síndico controla as finanças do condomínio a partir dessa plataforma

Todas as informações relevantes estão aqui: arrecadações, despesas, extrato da conta bancária, taxa de inadimplência.

Obtenha relatórios em dois cliques: com a lista de inadimplentes, os acordos em andamento, balancete mensal e prestação de contas. 

A previsão orçamentária, baseada nos gastos do período anterior, fica disponível clicando em um botão.

Acompanhe os gastos do condomínio em tempo real e compare com o que foi aprovado na previsão orçamentária.


Um serviço de administração que permite o controle do síndico não é um serviço que deixa o síndico na mão.

Com o TownSq, o síndico não precisa abrir mãos das comodidades do serviço de administração. Nossa equipe cuida de toda a burocracia para que você permaneça focado nos objetivos da sua gestão.

Profissionais especializados e experientes cuidam da burocracia da gestão fiscal para o condomínio: declarações mensais e anuais, recolhimento de impostos.

Nossa equipe se encarrega também da gestão da folha de pagamento dos funcionários do condomínio.

Você pode optar também pelo serviço de assessoria financeira e cadastro de despesas: você só precisa nos enviar as contas a pagar do condomínio e nossa equipe se encarrega de todo o processo. O pagamento acontece em até 12 horas.

TownSq oferece a segurança que você precisa. Todas as informações financeiras do condomínio visíveis para o síndico a qualquer momento, 24 horas por dia e 7 dias por semana.


Síndicos já sabem que o TownSq oferece controle financeiro e economiza os recursos do condomínio: 

Jorge Wait é um exemplo. O síndico do condomínio Maison Debret notou que o serviço de administração contratado estava cobrando uma série de taxas complementares, além do valor cobrado pela administração.

Foi então que ele adotou o TownSq Administração Digital no condomínio e, além de obter uma economia de 30%, também passou a ter o controle sobre a gestão financeira.

“O que mais me incomodava no serviço da administradora anterior, não só eu mas também incomodava os demais condôminos, era que o valor acertado de taxa de administração, no final, a cobrança não era só deste valor. Em alguns casos chegava a dobrar, com relação ao que havia sido combinado em contrato. Troquei pelo TownSq Administração Digital e acredito que hoje, na média, a economia é em torno de 30%.”

Jorge Wait

Síndico do Maison Debret


TownSq é um serviço mais eficiente e seguro para o condomínio:

  • O síndico tem acesso às informações mais importantes em tempo real: extrato bancário, relatórios de inadimplência e prestação de contas, arrecadações, despesas, comprovantes, etc.
  • Nossa equipe é especialista em gestão fiscal e vai se encarregar de garantir o recolhimento de impostos do condomínio e a realização das declarações.
  • O serviço inclui também a gestão da folha de pagamento dos empregados do condomínio
  • Ajudamos o síndico com assessoria jurídica, cobrança de inadimplentes e outros serviços sob demanda
  • Gestão centralizada: plataforma financeira e aplicativo de gestão e comunicação para o condomínio. Aplicativo usado em mais de 20 mil condomínios.
  • Moradores recebem o boleto e podem usar o aplicativo para reservar áreas de lazer e registrar demandas no livro de ocorrências online.

Clique abaixo e receba uma proposta do TownSq feita sob medida para o seu condomínio e conheça a solução.

Mais Lidos