Quando você pensa em segurança no condomínio, o que vem à sua mente? Grades? Câmeras de segurança?
Você pensou na estrutura do condomínio? Na possibilidade de um desabamento ou algum tipo de acidente que prejudique a comunidade?
Pois aqui fica a lição: segurança no condomínio também tem a ver com segurança estrutural, com garantir que as manutenções estejam em dia e a estrutura do prédio esteja em boas condições.
Uma pesquisa recente mostrou que obras e manutenções são uma das principais preocupações de síndicos brasileiros.
Esse é um bom sinal, porque mostra que os síndicos estão atentos às suas responsabilidades. O síndico que ignora os sinais de desgaste na construção ou os prazos de validade pode ter de arcar com as consequências.
A lei é clara quando fala das responsabilidades do síndico:
O Art. 1.348 do Código Civil delega ao síndico a tarefa de “diligenciar a conservação […] das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços”, além de “realizar o seguro da edificação”. Cabe ao síndico também “representar, ativa e passivamente, o condomínio”, defendendo os interesses comuns inclusive na justiça.
A responsabilização pode acontecer inclusive quando o problema é provocado por uma terceirizada.
Por isso, cuidar da manutenção do condomínio é tão importante e merece a sua atenção.
E não existe solução mágica para garantir a segurança estrutural do condomínio. O síndico precisa ficar de olho nos prazos de manutenções e precisa garantir que, durante a realização de obras, tudo aconteça dentro do que as normas técnicas e legislações exigem, gerando o menor incômodo possível para os moradores.
O que eu peço é que você dedique para manutenções o mesmo tempo e energia que dedica à segurança do condomínio.
Afinal, estamos falando de uma única segurança. Não adianta acertar na segurança patrimonial e errar na segurança estrutural.
Segurança estrutural, manutenções… muitas palavras, mas o que você quer saber é como garantir a segurança do condomínio na prática
Pois bem, não custa lembrar que o síndico não é capaz de carregar o condomínio nas costas sozinho.
Uma boa gestão é resultado da competência de um gestor qualificado – o síndico – que faz uso de ferramentas de qualidade, ferramentas desenvolvidas pensando nos desafios do condomínio.
A tecnologia capaz de realizar manutenções sozinha ainda não foi desenvolvida, mas o aplicativo que centraliza as informações do condomínio e avisa o síndico quando a hora da manutenção chegar já está disponível.
São milhares de síndicos que já conseguem organizar o trabalho e evitam dores de cabeça usando uma solução simples.
Porque as tarefas são inúmeras e sozinho ninguém consegue fazer tudo, lembrar de tudo.
E o benefício de uma solução digital no condomínio é esse: armazenar todas as informações para que o síndico possa investir o seu tempo no atendimento e na resolução de problemas.
Como isso funciona na prática? E qual ferramenta você pode adotar para ajudar nas manutenções?
Entre todas as ferramentas oferecidas no mercado, eu recomendo o TownSq. Porque ele se mostrou o aplicativo mais eficiente e mais fácil de usar.
No TownSq, o síndico pode registrar todas as suas tarefas no aplicativo e criar lembretes.
A manutenção da caixa d’água, por exemplo.
O síndico registra ela uma vez no aplicativo e pede para ser lembrado a cada seis meses, quando a manutenção se faz necessária. Na data combinada, ele recebe uma notificação no celular e outra por email, lembrando da manutenção. E a qualquer momento ele pode atribuir essa manutenção para um membro da equipe.
Sabe aquelas listas de tarefas? Você pode fazer o mesmo que as manutenções no TownSq.
Crie sua lista de tarefas e vá marcando aquelas que foram concluídas. Você pode adicionar um lembrete para as tarefas. E pode criar uma lista de tarefas dos colaboradores do condomínio.
Você consegue ver um panorama de todas as atividades do condomínio e controlar a produtividade da sua equipe.
Mas somente as manutenções preventivas e periódicas não são capazes de evitar problemas na estrutura do condomínio. Rachaduras, infiltrações e todo tipo de falhas podem surgir a qualquer momento. O síndico não pode estar em todos os lugares a todo tempo, por isso ele deve contar com a ajuda dos moradores.
Livro de ocorrências online
Esse recurso do TownSq permite o registro de qualquer problema identificado no condomínio.
Se o morador notar uma infiltração ou rachadura na estrutura do prédio, basta abrir um chamado e a questão chega até o síndico. E o síndico pode atribuir a resolução do problema para o zelador, por exemplo.
O morador vai receber notificações durante todo o processo. Vai saber em primeira mão quando a questão foi solucionada.
E o morador pode usar esse mesmo livro de ocorrências online para outras demandas e para informar a gestão a respeito de outras situações.
No seu condomínio hoje isso provavelmente acontece pelo grupo do WhatsApp, certo? E eu imagino que isso deva gerar uma série de incômodos para você.
O livro de ocorrências online do TownSq existe também para resolver esse problema e permitir que você organize as demandas dos moradores de maneira profissional, evitando as discussões e conflitos que surgem nos grupos.
Evite contratempos enviando circulares pelo aplicativo
Vai faltar água na quinta-feira? Melhor avisar o quanto antes. Assim os moradores evitam contratempos e ficam por dentro do trabalho que você está fazendo no condomínio.
Existem regras para as obras e os moradores precisam estar cientes disso
Outra responsabilidade do síndico é garantir que os condôminos realizem reformas seguindo as normas técnicas. Mas como seguir as regras quando eles não as conhecem?
No aplicativo, o síndico pode deixar os documentos disponíveis para a comunidade. Orientações para a instalação do ar-condicionado, por exemplo. Regimento Interno e Convenção também podem ficar disponíveis.
A TownSq tem orgulho de ter ajudado milhares de síndicos com a sua tecnologia de fácil utilização e oferecendo um atendimento cinco estrelas. Aplicativo de gestão para o síndico significa mais tempo para se dedicar a outras tarefas ou administrar mais condomínios.
→ Troca de mensagens entre o síndico e os moradores. O síndico pode enviar uma mensagem para toda a comunidade por meio de uma circular. Ele também pode criar grupos para conversar com membros específicos da comunidade: conselheiros, seus funcionários, etc.
→ Autonomia para os moradores: eles reservam as áreas comuns pelo aplicativo, sem precisar do síndico ou de funcionário do condomínio.
→ Tudo digitalizado. Documentos do condomínio disponíveis de maneira digital.
→ Controle de entregas. O morador recebe uma notificação no celular na chegada da sua encomenda. E a retirada feita na portaria fica registrada de maneira segura.