Uma pesquisa recente mostrou que obras e manutenções são uma das principais preocupações de síndicos brasileiros. É um tema que não diz respeito somente à estrutura do condomínio: é algo que afeta também as finanças da comunidade, o trabalho do síndico e da equipe que ajuda ele a gerir o condomínio.
Talvez o seu condomínio ainda não tenha passado por alguma obra grande. Mas, com certeza, você já teve que se preocupar com manutenções. Afinal de contas, garantir a segurança do condomínio inclui a segurança estrutural. E o síndico que ignora os sinais de desgaste na construção ou os prazos de validade pode ter de arcar com as consequências.
A lei é clara quando fala das responsabilidades do síndico
O Art. 1.348 do Código Civil delega ao síndico a tarefa de “diligenciar a conservação […] das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços”, além de “realizar o seguro da edificação”. Cabe ao síndico também “representar, ativa e passivamente, o condomínio”, defendendo os interesses comuns inclusive na justiça.
Os especialistas também reconhecem a responsabilidade do síndico quando tarefas de manutenção do condomínio não acontecem da maneira correta. A responsabilização pode acontecer inclusive quando o problema é provocado por uma terceirizada.
E essas regras se aplicam também às obras que acontecem no condomínio. Mesmo quando a obra é limitada a uma das unidades. Existem normas técnicas como a NBR 16.280 que exigem pareceres técnicos que garantam que a obra não vá prejudicar a estrutura da comunidade. E cabe ao síndico supervisionar todo esse processo.

Um síndico que ignorou as manutenções é um síndico que falhou perante a comunidade
Eu sei que você não quer ser esse síndico. E não existe solução mágica para manter tudo nos conformes. O síndico precisa ficar de olho nos prazos de manutenções e precisa garantir que, durante obras, tudo aconteça dentro do que as normas técnicas e legislações exigem, gerando o menor incômodo possível para os moradores.
A segurança da comunidade com certeza é uma das suas prioridades. Talvez o condomínio já tenha investido em vigilância, portão eletrônico, câmeras de segurança. Mas essa é só uma dimensão da segurança no condomínio.
Segurança não é só vigilância. É também a segurança estrutural do condomínio
Eu tenho certeza que você já dedica muito tempo e energia para manter o condomínio de pé, os serviços funcionando ao gosto dos moradores. Talvez você tenha assumido o cargo de síndico para ajudar a sua comunidade, para evitar que uma outra pessoa desqualificada prejudique a comunidade. E você, com certeza, tem outras preocupações e demandas cotidianas e não pode viver somente vigiando a estrutura do condomínio.
Então, como o síndico pode superar mais esse desafio? Como ele pode conciliar suas tarefas cotidianas com a atenção à estrutura do condomínio? A resposta está em dois elementos essenciais:
Você, síndico(a), é parte da solução!
Somente um(a) síndico(a) competente é capaz de garantir a segurança estrutural do condomínio enquanto supervisiona os serviços que os moradores esperam receber em uma comunidade.
A boa notícia é que você é esse síndico. Afinal de contas, a comunidade já confiou a você essa responsabilidade. Você já demonstrou sua capacidade de desempenhar as funções que são exigidas de um síndico.
E isso não significa que você precisa desempenhar todas as funções de gestão do condomínio sozinho. É para isso que existem serviços de portaria, zeladoria e o conselho do condomínio, por exemplo.
Você provavelmente já sabe isso: o síndico não é capaz de carregar o condomínio sozinho. Uma boa gestão é resultado da competência de um gestor qualificado – o síndico – que faz uso de ferramentas de qualidade, ferramentas desenvolvidas pensando nos desafios do condomínio.

Conheça a ferramenta que mantém o síndico atualizado sobre as manutenções
A tecnologia capaz de realizar manutenções sozinha ainda não foi desenvolvida, mas o aplicativo que centraliza as informações do condomínio e avisa o síndico quando a hora da manutenção chegar já está disponível.
Antes de explicar como essa tecnologia se tornou a maior aliada de síndicos, quero lembrar que mais de 14 mil condomínios no Brasil, Estados Unidos, México e Canadá estão usando esse aplicativo.
São milhares de síndicos que conseguem organizar seu trabalho e evitam dores de cabeça. Porque as tarefas são inúmeras e sozinho ninguém consegue fazer tudo, lembrar de tudo.
E o benefício de uma solução digital no condomínio é esse: armazenar todas as informações para que o síndico possa investir o seu tempo no atendimento e na resolução de problemas.
Tarefas registradas e menos preocupação para o síndico
No TownSq, o síndico pode registrar todas as suas tarefas no aplicativo e criar lembretes.
A manutenção da caixa d’água, por exemplo.
O síndico registra ela uma vez no aplicativo e pede para ser lembrado a cada seis meses, quando a manutenção se faz necessária. Na data combinada, ele recebe uma notificação no celular e outra por email, lembrando da manutenção. E a qualquer momento ele pode atribuir essa manutenção para um membro da equipe.
Sabe aquelas listas de tarefas? O TownSq permite isso. Você coloca no aplicativo todas as tarefas e depois vai marcando as que foram concluídas. É possível ver o panorama das atividades do condomínio e também controlar a produtividade da sua equipe.
Mas somente as manutenções preventivas e periódicas não são capazes de evitar problemas na estrutura do condomínio. Rachaduras, infiltrações e todo tipo de falhas podem surgir a qualquer momento. O síndico não pode estar em todos os lugares a todo tempo, por isso ele deve contar com a ajuda dos moradores.
Livro de ocorrências online
Esse recurso do TownSq permite o registro de qualquer problema identificado no condomínio.
Se o morador notar uma infiltração ou rachadura na estrutura do prédio, basta abrir um chamado e a questão chega até o síndico. E o síndico pode atribuir a resolução do problema para o zelador, por exemplo.
O morador vai receber notificações durante todo o processo. Vai saber em primeira mão quando a questão foi solucionada.
E todos os moradores recebem uma notificação quando o síndico envia uma circular.
Vai faltar água na quinta-feira? Melhor avisar o quanto antes. Assim os moradores evitam contratempos e ficam por dentro do trabalho que você está fazendo no condomínio.
Existem regras para as obras e os moradores precisam estar cientes disso
Outra responsabilidade do síndico é garantir que os condôminos realizem reformas seguindo as normas técnicas. Mas como seguir as regras quando eles não as conhecem?
No aplicativo, o síndico pode deixar os documentos disponíveis para a comunidade. Orientações para a instalação do ar-condicionado, por exemplo. Regimento Interno e Convenção também podem ficar disponíveis.
A TownSq tem orgulho de ter ajudado milhares de síndicos com a sua tecnologia de fácil utilização e oferecendo um atendimento cinco estrelas. Aplicativo de gestão para o síndico significa mais tempo para se dedicar a outras tarefas ou administrar mais condomínios.

Aplicativo permite síndico gerenciar mais de 20 condomínios
O Fábio Becker centraliza a gestão de mais de 20 condomínios no TownSq. É um exemplo de síndico que divide seu tempo em mais de uma comunidade mantendo a qualidade do serviço.
“TownSq é sinônimo da gestão digital de condomínios. Uso muito. É a nossa ferramenta de trabalho. Não tenho outra. E em alguns condomínios eu uso praticamente todos os recursos que o aplicativo tem a oferecer.”
Fábio Becker, Síndico Profissional
Isso porque o aplicativo não funciona somente para a gestão de manutenções. O TownSq é uma ferramenta completa para o trabalho do síndico. São recursos que vão desde mensagens até a reserva das dependências do condomínio.